Índice
Por que ocorre o acúmulo de ácido lático?
Quando uma pessoa realiza esforço físico, seu organismo “queima” a glicose que está armazenada no corpo, juntamente com o oxigênio proveniente da respiração. Se o exercício estiver além do que a pessoa está condicionada, o organismo queimará a glicose sozinha e produzirá ácido lático.
Qual é a finalidade metabólica da produção de ácido lático?
– Oxidação/Conversão em CO2 e H2O – O ácido lático pode ser usado como combustível metabólico para o sistema do oxigênio, predominantemente pelo músculo esquelético, porém o músculo cardíaco, o cérebro, o fígado e o rim também são capazes dessa função.
Como funciona o ácido láctico durante os exercícios?
Pequenas quantidades de ácido láctico operam como fonte temporária de energia, ajudando-lhe a evitar a fadiga durante exercícios. Porém, um acúmulo de ácido láctico durante os exercícios pode criar sensações de queimação nos músculos, podendo desacelerar ou interromper sua atividade atlética.
Como associar ácido láctico a dores musculares após um exercício?
Evite associar ácido láctico a dores musculares após um exercício. O ácido láctico normalmente é acusado erroneamente de ser o responsável pela dor muscular que surge de 1 a 3 dias depois de um exercício duro.
Por que o excesso de ácido láctico pode provocar a acidose láctica?
O excesso de ácido láctico pode provocar uma reação rara conhecida por acidose láctica. Atente aos sintomas de acúmulo prejudicial de ácido láctico. A acidose láctica ainda pode acontecer, ainda que não seja normal. Se reconhecer os sintomas do problema, converse com um médico. Não tente realizar o autodiagnóstico.
Como evitar o acúmulo de ácido láctico?
Tente respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. Isso ajudará a entregar oxigênio aos músculos e a interromper a produção de ácido láctico. Verifique se seus batimentos cardíacos estão adequados. O esforço exagerado pode levar a um acúmulo de ácido láctico.