Índice
- 1 Porque eu quero ser assistente social?
- 2 Quais são os novos desafios do Serviço Social frente à realidade brasileira?
- 3 O que falar sobre o curso de Serviço Social?
- 4 Quais os desafios do serviço social na contemporaneidade?
- 5 Qual a profissão do assistente social?
- 6 Qual o mercado de trabalho de um assistente social?
A área de Serviço Social é voltada para a qualificação de profissionais que são capazes de analisar e compreender questões sociais. Os formados nessa área, chamados assistentes sociais, atuam com a intenção de intervir nas dificuldades de pessoas e comunidades, sendo primordiais no funcionamento de políticas públicas.
Quais são os novos desafios do Serviço Social frente à realidade brasileira?
As últimas décadas vêm exigindo do Serviço Social um esforço de decifrar as novas dinâmicas familiares, o mundo do trabalho, as desigualdades matizadas nas relações de gênero, etnia e raça, sexualidade, as múltiplas formas de violência entre outras questões.
Quais são os desafios do assistente social na contemporaneidade?
113), ao profissional assistente social apresenta-se um dos maiores desafios nos dias atuais: desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir pro- postas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
O que você espera da sua carreira Serviço Social?
A carreira em Serviço Social é desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante, pois contribui com a sociedade e ajuda a melhorar a vida da população. Ele também deve desenvolver planos e projetos sociais, cuidando de todas as etapas, desde o planejamento e a elaboração até as ações de execução.
O que falar sobre o curso de Serviço Social?
O curso de Serviço Social é oferecido nas modalidades presencial e a distância, tanto bacharelado quanto licenciatura. O objetivo do curso é oferecer uma visão crítica sobre os problemas sociais aos futuros profissionais, para que possam planejar e avaliar as políticas públicas que buscam auxiliar a sociedade.
Como se tornar um assistente social?
Para se tornar um assistente social, é necessário concluir o curso superior de graduação em Serviço Social. O curso dura em média quatro anos e fornece a formação adequada para o profissional conhecer a realidade socioeconômica brasileira e construir estratégias para diminuir os danos das desigualdades existentes em nosso país.
Quais são os assistentes sociais?
Os assistentes sociais são profissionais que protegem e garantem os direitos de indivíduos ou grupos dentro da sociedade, através de estudos e pesquisas socioeconômicas que visam melhorar as condições de vida da população.
O assistente social precisa saber lidar com as pessoas e ter controle emocional. Os assistentes sociais trabalham diretamente com pessoas, portanto, saber lidar com diferentes indivíduos e comunidades é imprescindível para esta profissão.
O mercado de trabalho de um assistente social tem crescido. Nas capitas há cada vez mais vagas. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas.
https://www.youtube.com/watch?v=LgYzGTyCB2k